Os técnicos da AMVALI, Karine Holler e Felipe Oliveira, apresentarão as experiências de Educação Ambiental do Projeto Mananciais no XX Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas, realizado em Florianópolis entre os dias 20 e 24 de Agosto.
As ações foram realizadas nos meses de Março e Abril de 2018 e trataram do tema: “Água e floresta: a Importância da mata ciliar na produção de água”. Essa temática foi abordada para complementar a mobilização e o desenvolvimento do Projeto Mananciais e alusivo ao Dia Mundial da Água comemorado em 22 de março.
O Projeto Mananciais é fruto do Termo de Colaboração entre o Fundo Nacional do Meio Ambiente e o Ministério do Meio Ambiente (FNMA/MMA), do Governo Federal com a AMVALI e o objetivo é a recuperação florestal das Áreas de Preservação Permanente, das nascentes e matas ciliares de pequenas propriedades rurais da bacia hidrográfica do Rio Itapocu tendo como benefício a melhora na qualidade de água da região.
As ações de educação ambiental da AMVALI e do Comitê Itapocu tiveram como objetivo apresentar à populaçãodo Vale do Itapocu a importância da mata ciliar na produção de água, assim reforçando a importância da participação da comunidade no Projeto Mananciais. Ainda como objetivo, buscou-se atender no mínimo uma escola em cada um dos municípios associados à AMVALI, atuar nas áreas de mananciais de cada um dos municípios atendidos e produzir e apresentar material didático sobre o tema.
Como resultado das ações, foram atendidos os 7 municípios da AMVALI, com 15 palestras totalizando 1.423 pessoas atendidas.