Projeto “Maruim” é apresentado em Luiz Alves
Na noite desta quarta-feira (15/5), o município de Luiz Alves oficializou a sua adesão ao Consórcio Intermunicipal de Gestão Pública do Vale do Itapocu (CIGAMVALI) e ao programa “Maruim”, apresentado à comunidade em uma reunião que lotou a Câmara Municipal de Vereadores. “O maruim é um inseto que vem incomodando toda a população de Luiz Alves e proporcionar à comunidade mais qualidade de vida é uma das prioridades do município. Nesse contexto, o projeto de combate ao maruim é uma grande aposta”, comenta o prefeito de Luiz Alvez, Marcos Pedro Weber
O projeto é resultado de uma pesquisa iniciada em 2007, viabilizada com recursos financeiro da Associação dos Municípios do Vale do Itapocu (AMVALI). Com o seu avanço, criou-se uma fórmula de um defensivo que apresenta eficácia de até 95% na eliminação do maruim, combatendo-o ainda na fase de larvas.
Atualmente, oito municípios participam do projeto: Jaraguá do Sul, Schroeder, Massaranduba, Corupá, Barra Velha, São João do Itaperiú, Guaramirim e Luiz Alves, que aprovaram para o ano de 2019, um orçamento de R$ 423.430 mil reais, que serão destinados para a montagem do laboratório e aquisição de materiais para os primeiros experimentos. A expectativa é que a produção e distribuição do defensivo inicie ainda em 2019.
A apresentação do projeto foi conduzida pela secretária executiva da AMVALI, Juliana Pereira Horongoso Demarchi, diretor executivo do CIGAMVALI, Fenisio Pires Junior e pelos pesquisadores, Gilmar Erzinger e Lineu Del Ciampo.