Nas últimas semanas, o Parque Linear e a Via Verde estão entre os assuntos mais comentados em Jaraguá do Sul e região, e não é por acaso: além de belas paisagens, o espaço é uma nova opção de lazer e tem reunido milhares de pessoas, que já aproveitam a nova estrutura.
A primeira etapa das obras, em fase de conclusão, deve ser entregue oficialmente à população ainda no mês de julho, quando Jaraguá do Sul comemora seus 143 anos. Mas enquanto isso, as obras para a segunda etapa da Via Verde já começaram nesta segunda-feira (1º/7), com a assinatura da ordem de serviço para execução do projeto. Esta etapa da Via Verde dará continuidade à rua Rinaldo Bogo, às margens do Rio Itapocu, tendo como ponto de partida a Ponte Antônio Ribeiro, mais conhecida como “Ponte do Trabalhador”, até a Ponte do Centenário. O investimento, é de R$ 4,8 milhões, além dos R$ 4 milhões já investidos em desapropriações. A obra deve ser concluída em até 180 dias.
A Associação dos Munícipios do Vale do Itapocu (AMVALI), atua em parceria com a Prefeitura de Jaraguá do Sul no desenvolvimento e execução dos projetos da Via Verde e do Parque Linear. Na primeira etapa, conforme explica o engenheiro civil Guilherme G. Ohlweiler, a entidade foi responsável pela elaboração do projeto executivo da infraestrutura do parque e também da abertura dos novos trechos das Ruas Via Verde e Rua 500. “Além de desenvolver o projeto executivo, a AMVALI, através da equipe técnica em engenharia acompanhou toda a obra do parque em sua primeira etapa. Este trabalho foi de extrema importância para que a obra fosse executada conforme o planejado, evitando atrasos, erros de execução, e consequentemente, evitando desperdícios do dinheiro público. O mesmo trabalho deverá ser realizado durante as obras da segunda etapa da via e do parque”, explica.
Assim como a via, o parque também será executado em duas etapas: a primeira, refere-se a parte contemplativa do parque, que já virou sensação entre os jaraguaenses; a segunda, envolve os equipamentos esportivos e culturais do parque – o projeto está em fase de conclusão junto à Prefeitura de Jaraguá do Sul.
Ohlweiler explica também que o parque servirá como uma bacia de detenção contra enchentes. “Diante dos últimos eventos hidrológicos, observamos a funcionalidade desta obra na prevenção de enchentes. Durante as fortes chuvas, a obra conteve grande volume de água, evitando danos à população e infraestrutura da cidade”, conclui.
* EM ANEXO, PROJETO DO PARQUE LINEAR E DA VIA VERDE, LISTA DE EQUIPAMENTOS PREVISTOS NO PROJETO PODEM SOFRER ALTERAÇÕES.