Nesta quarta-feira (10/7), agricultores de Jaraguá do Sul participaram do primeiro encontro do ciclo de apresentações públicas sobre o “Projeto Maruim”, realizado pelo Laboratório de Inovação da Associação dos Municípios do Vale do Itapocu (AMVALI).
Durante o encontro, Gilmar Erzinger, cientista e responsável técnico do laboratório apresentou todas as etapas do projeto e suas peculiaridades. O projeto é resultado de uma pesquisa desenvolvida por Luiz Américo, que identificou os principais pontos de reprodução do inseto. A partir disso, novas pesquisas resultaram na criação do Controlador Bioativo do Maruim (CBO), produto bioativo, sem interferências no ecossistema e culturas rurais e que promete eliminar os focos de proliferação do maruim.
Segundo a pesquisa, o inseto se reproduz em ambientes alcalinos, encontrados facilmente em materiais orgânicos em decomposição, como por exemplo, caules de bananeira, esterco da produção de gado, suínos e aves, produção de hortaliças entre outros, por isso, cada propriedade terá um formato diferente de aplicação do ativo, de acordo com a cultura. “Num primeiro momento, selecionamos nove propriedades em toda a região que receberão os testes iniciais, já no mês de agosto. A partir disso, iniciaremos a distribuição do insumo junto as secretarias de agricultura de cada município e a capacitação dos produtores rurais, que serão responsáveis pela aplicação do CBO”, explica Gilmar Erzinger.
O próximo encontro será na cidade de Guaramirim, na segunda-feria (15/7), a partir das 18h, na Câmara de Vereadores.