Nos dias 23 e 24 de julho, representantes de duas entidades do estado de Tocantins estiveram presentes na sede da Federação Catarinense de Municípios (FECAM) em Florianópolis, para conhecer o modelo de trabalho realizado pela entidade.
Jairo Soares Mariano, presidente da Associação Tocantinense de Municípios (ATM), o conselheiro Severiano Costandrade, presidente do Tribunal de Contas do Tocantins, Flávio Brito, coordenador de Análise de Atos, Contratos e Fiscalização de Obras e Serviços de Engenharia do TCE/TO (Caeng), e a assessora Fernanda Peu, realizaram uma visita técnica com o objetivo de conhecer os projetos implementados pela FECAM no estado de Santa Catarina, através das associações, colegiados e consórcios, que oferecem suporte técnicos aos municípios, em especial na área de engenharia e obras públicas.
O Engenheiro Civil da Amvali, Guilherme G. Ohlweiler, atual presidente do Colegiado Estadual de Engenharia e Arquitetura de Santa Catarina – CEEASC, destacou a importância das parcerias realizadas até o momento e apresentou resultados do fortalecimento deste segmento.
A intenção é que o mesmo modelo seja implementado no Tocantins pela ATM. O coordenador da Caeng, Flávio Brito, acredita que essa forma de trabalho, por meio do associativismo, “deverá melhorar tanto a qualidade e a execução das obras como a fiscalização”, pontuou.
Também participaram da reunião de apresentação do projeto, a assessora técnica em Gestão de Convênios da FECAM, Natasha Moresco, bem como representantes de associações das regiões norte, sul, litoral e oeste, a exemplo da Associação dos Municípios do Meio Oeste Catarinense (AMMOC), Associação dos Municípios da Região da Grande Florianópolis (GRANFPOLIS), Associação dos Municípios do Vale do Itapocu (AMVALI) e Associação dos Municípios da Região de Laguna (AMUREL).
“A representação das regiões nesta visita auxiliou no entendimento dos convidados de como os trabalhos são desenvolvidos em todo o estado. Percebe-se que nossas associações além de oferecer um trabalho de excelência a gestão pública, estão engajadas em fortalecer ainda mais as parcerias e a integração em prol dos municípios” – conclui Guilherme.