You are currently viewing Colegiado da Defesa Civil da Amvali estuda utilização das peças da Ponte Hercílio Luz

Colegiado da Defesa Civil da Amvali estuda utilização das peças da Ponte Hercílio Luz

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Os integrantes do Colegiado da Defesa Civil da Amvali, se reuniram na tarde da última terça-feira (04/02) no Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CIGERD) – Regional de Jaraguá do Sul para o primeiro encontro do ano.

O grupo recebeu a visita da Gerente de Reabilitação da Defesa Civil do Estado, Fernanda Oliveira e do Geólogo Assessor Técnico de Restabelecimento e Reconstrução, Humberto Alves da Silva, que vieram de Florianópolis para explicar sobre os kits das vigas metálicas que foram reaproveitadas da reforma da Ponte Hercílio Luz.  

A iniciativa da Defesa Civil do Estado tem como objetivo beneficiar os municípios, promovendo a economia dos recursos públicos e sustentabilidade com a utilização do aço de excelente qualidade com alta durabilidade que seria vendido como sucata.

Os kits foram pensados para a substituição de pontes, pontilhões ou outros acessos que estejam em condições precárias nos municípios do estado.

Fernanda falou sobre e economia e as vantagens que as prefeituras irão ter com a aquisição dos kits, explicou sobre as possibilidades da compra compartilhada entre os municípios através dos consórcios públicos, os processos licitatórios, a logística para a instalação e outros requisitos que as prefeituras devem observar.

Todas as instruções e documentações para a solicitação dos kits, podem ser verificadas no site da Defesa Civil de Santa Catarina através do link: http://www.defesacivil.sc.gov.br/index.php/municipios/kit-ponte-metalica.html

A equipe de engenheiros e o consórcio da Amvali estão avaliando e auxiliando tecnicamente os municípios que querem aderir os kits de transposição metálicos.

Essa assessoria é importante para orientar os técnicos e prefeitos quanto aos investimentos necessários para a execução completa da ponte, já que os kits fornecidos são apenas a supra estrutura da ponte. Que neste caso, acaba sendo o item mais caro da obra em si.

Por isso, inicialmente está avaliando-se como vantajoso para aqueles municípios que tem pontes de vãos pequenos que visam a economia a longo prazo, principalmente porque reduz os gastos recorrentes com as manutenções das pontes e pontilhões de madeira. Em segundo momento, avaliou-se que para aqueles municípios que tem pontes de vãos maiores que 5 metros de comprimento, também se torna interessante a adesão, pois serão pontes de alta durabilidade e com baixo custo, o que subsidiará o progresso das regiões beneficiadas.

Outro assunto que foi destaque na reunião é manutenção e a implantação de estações pluviométricas para o monitoramento da chuva em nossa região que está sendo desenvolvido pela Amvali e o Comitê de Bacia do Itapocu.

O encontro também contou com a presença do presidente da Amvali, João Carlos Gottardi, prefeito de Corupá, que pôde acompanhar as ações que o Colegiado tem realizado em nossa região, bem como as demandas necessários para o andamento desse trabalho tão importante da Defesa Civil.