A equipe de Engenharia da Amvali participou na tarde de ontem, dia 05, da Plenária Ordinária do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (COMPED), realizada na Secretaria de Assistência Social e Habitação de Jaraguá do Sul.
Letícia Kist e Pablo Rigo, ambos engenheiros, foram convidados pelo Conselho para apresentar as soluções adotadas no projeto executivo do Parque Linear Via Verde, visando a acessibilidade no local, bem como conhecer mais de perto a realidade das pessoas com deficiências, tornando mais presente a sua participação no processo de elaboração dos projetos.
Playgrounds, quadras de esportes, banheiros, academia ao ar livre, e demais equipamentos foram planejados desde o início do projeto para que possam ser acessíveis a toda população.
Com a troca de informações entre a Amvali e a arquiteta e urbanista da Secretaria Municipal de Planejamento e Urbanismo da Prefeitura de Jaraguá do Sul, Cristiana de Souza, que também é vice-presidente do COMPED, foi idealizado um novo formato para as calçadas, que além de trazer acessibilidade, contribui visualmente no paisagismo do parque.
De acordo com Cristiana: “Quando surgiu a possibilidade de adequar o projeto dessa etapa do parque e nós começamos a conversar, pude perceber o comprometimento da equipe técnica da Amvali em fazer o possível para minimizar as barreiras referentes a acessibilidade.
Os engenheiros conseguiram entender que a vocação do Parque Linear Via Verde é promover o encontro de pessoas, de todas as pessoas, sendo assim, promover a acessibilidade em espaços públicos de lazer é dar a possibilidade das pessoas com deficiência exercer o direito de ir e vir e participar da cidade” conclui Cristina.