Os estagiários de Engenharia que iniciaram o 2º semestre do ano letivo no Programa de Estágios da Amvali, acompanharam juntamente com os técnicos da associação, a realização da sondagem SPT (Standard Penetration Test) que em português significa ensaio de penetração padrão, mais conhecido como sondagem à percussão ou sondagem de simples reconhecimento.
O processo tem como objetivo a investigação de solo de forma a identificar as suas diferentes camadas, a classificação de cada camada, o nível do lençol freático e a resistência do solo onde será realizado uma obra de construção.
Além de conhecer o processo de investigação de solos, esse acompanhamento também faz parte de um dos projetos de pesquisa, que está em fase de estruturação, para verificar qual a predominância do tipo de solo e desenvolver um mapa gráfico temático com as características geotécnicas do solo da região da Amvali.
Os ensaios geotécnicos são essenciais para o bom desempenho de uma obra, evitando gastos excessivos com fundações e falta de informações para dimensionamento, além de reforçar a importância disto, este projeto também visa garantir a segurança da população local e auxiliar no desenvolvimento urbano de forma tecnológica e sustentável.
Através do Programa de Estágio da Amvali, os estudantes têm a oportunidade de vivenciar em campo as atividades, integrando a teoria e prática, juntamente com aplicação profissional.
E essa colaboração da academia universitária com os projetos da Amvali são importantes para inovar e planejar o desenvolvimento da nossa região de forma sustentável, proporcionando novas ferramentas de gestão eficiente.