A secretária do Colegiado de Turismo da Amvali, Daiane Bakun, participou na manhã de ontem (09) da reunião da Instância de Governança Regional (IGR) Caminho dos Príncipes. O encontro, que ocorreu no Centro de Inovação de Jaraguá do Sul, teve que ser adaptado para seguir todos os protocolos sanitários de prevenção à covid-19. Pela primeira vez aconteceu no formato híbrido com parte dos representantes de forma presencial e outros, online.
Na pauta, a retomada das atividades relacionadas ao turismo, adaptadas ao cenário imposto pela pandemia. “Buscamos direcionar opções para fomentar o turismo, retomando as atividades e respeitando as regras atuais”, esclarece a diretora de Turismo de Jaraguá do Sul, Leila Modro.
Entre as ações que devem ser trabalhadas pelos municípios está o estímulo às caminhadas na natureza, incentivando o contato com o meio ambiente e a prática de hábitos saudáveis. Cada cidade deve organizar sua programação de passeios e também divulgar seus atrativos. “Nossa intenção é que as pessoas conheçam e valorizem o turismo local, que aproveitem as belezas naturais tão presentes em nossa região”, diz a diretora.
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Daniel Gustavo Schmitz de Arruda, os encontros do IGR são muito importantes, pois possibilitam a troca de experiências e ideias para promover as ações de turismo de todos os municípios participantes.
Os encontros da IGR são itinerantes, ocorrem uma vez por mês e reúnem representantes do Poder Público Municipal, agências de turismo, Sesc e Senac, entre outras entidades.
Na IGR Caminho dos Príncipes participam 16 municípios do Planalto Norte e Norte Catarinense: Araquari, Garuva Jaraguá do Sul, Guaramirim, São Bento do Sul, Campo Alegre, Rio Negrinho, Itapoá, Massaranduba, Barra do Sul, São Francisco do Sul, São João do Itaperiú, Schroeder, Joinville, Corupá e Barra Velha.
Ao final do encontro, os representantes conheceram o Parque da Inovação e se surpreenderam com a beleza do local. “Alguns integrantes de agências de turismo comentaram que tiveram muitas ideias e inspirações ao conhecer o parque, para futuros roteiros envolvendo o local”, comenta Leila Modro.
As Instâncias de Governança
As IGRs estão inseridas no contexto do Programa de Regionalização do Ministério do Turismo de Santa Catarina. Foram criadas em 2008 e têm por objetivo ampliar a participação da sociedade nos processos decisórios e na gestão de atividades turísticas. Também servem como mecanismo para a qualificação e ampliação de ofertas turísticas.
Com informações: Prefeitura de Jaraguá do Sul