A Comissão Intergestora Regional (CIR) Vale do Itapocu, foi o nome escolhido para a 17ª Regional de Saúde que foi apresentada na tarde de ontem (30), no auditório do Centro de Inovação, em Jaraguá do Sul.
A criação da 17ª Regional de Saúde que divide a macrorregião Nordeste em duas partes, era uma demanda solicitada pelos secretários e gestores regionais. A nova regional vem com o objetivo de melhorar a organização e dar mais autonomia nas tomadas de decisões com base na realidade dos municípios da Amvali. A sede da CIR Vale do Itapocu será instalada em Jaraguá do Sul.
De acordo com o secretário de Saúde de Jaraguá, Alceu Gilmar Moretti, a criação da 17º regional é importante para se discutir as particularidades da região da Amvali.
“Hoje pertencemos a regional de Joinville e sempre fomos muito bem atendidos, porém as particularidades da nossa região são diferentes das particularidades como um todo da região Nordeste. Temos dois hospitais excelentes em Jaraguá, temos estruturas em todos os nossos municípios da Amvali e é de suma importância buscarmos discutir os interesses da nossa região”, afirmou.
O prefeito de São João do Itaperiú e presidente da Amvali, Clézio José Fortunato, frisou que a conquista da CIR Vale do Itapocu não é isolada de um ou outro município, mas uma conquista de todos e vai beneficiar os moradores de todas as cidades. Como presidente da Amvali, Clézio já havia solicitado a criação da 17ª Região, através de um ofício enviado em junho, ao Secretário Estadual de Saúde, André Motta Ribeiro.
O encontro contou com a presença de prefeitos, vereadores e secretários de saúde dos municípios que fazem parte da Amvali.