Entrega dos Planos Municipais de Cultura, Plano Regional de Turismo e
2º FESTIVAL CULTURAL DO VALE – Festival de Música e Dança do Vale do Itapocu (2022)
Na última sexta-feira (28) a AMVALI, o CIGAMVALI e o SEBRAE realizaram a entrega oficial dos Planos Municipais de Cultura e do Plano Regional de Turismo.
Os planos municipais e regional tem o intuito de planejar e fomentar o turismo e a cultura da região a curto, médio e longo prazo.
“Falar de planos regionais é dar um passo à frente no desenvolvimento e no planejamento de toda uma região, só o Plano Municipal de Turismo já foi o primeiro passo para o desenvolvimento de turismo dos municípios, agora com o plano regional, estamos criando mais um instrumento eficiente para a consolidação das atividades de turismo regional, para que toda uma região cresça unida e com seu planejamento alinhado de forma responsável em relação aos requisitos sociais, ambientais e econômicos do desenvolvimento sustentável. A AMVALI vem sendo provocada para que apoiasse os municípios na elaboração dos planos municipais de turismo desde 2013 e essa conquista dos planos tem um valor muito especial para toda nossa equipe. É um trabalho de equipe desenvolvido para todos, para o público e o privado, um trabalho feito com planejamento, com visão de futuro, pensando o turismo de forma organizada, em como podemos fazer algumas ações para melhorar nossas infraestruturas atuais, também servirá para traçar algumas metas de médio prazo e o melhor é poder planejar o futuro do nosso turismo de toda a região nos próximos anos, como podemos contribuir e deixar nosso legado independente de pessoas, um planejamento que poderá ser seguido por todos os atores envolvidos no turismo daqui para frente e como essas diretrizes servirão para o crescimento de novas oportunidades de negócios, de desenvolvimento de crescimento do turismo na Amvali. Ele serve como instrumento para que se possa planejar ações em conjunto com toda a região e traçar metas para que possam ser exploradas pelas gestões municipais. E também podem ser usados como base para muitos negócios que podem nascer a partir deste planejamento regional. E assim como os planos municipais que são uma exigência do governo federal e estadual, os planos regionais de turismo, será um complemento que além de pensar os municípios, serão base para que possamos fazer as captações de recursos estadual e federal, sendo que hoje é obrigatório se ter o plano além do “CPF” do turismo, para que se possa fazer as captações e poder escrever projetos que envolvem recursos federais e estaduais. De fato, o plano regional de turismo vem para completar um ciclo de muito trabalho, dedicação e planejamento do turismo para todos municípios da Amvali”. Juliana Demarchi, Diretora Executiva da Amvali.
“O Plano Regional de Turismo foi elaborado para ser o norteador coletivo do desenvolvimento turístico dos municípios da região Vale dos Encantos, inserindo todas as potencialidades, de forma organizada e ampla, no cenário do turismo de destaque. O marco inicial de uma nova vocação econômica regional. Este documento também ratifica o comprometimento dos Prefeitos e solidifica a pauta como uma política pública planejada e de prioridade. Traz consigo a dedicação do colegiado de turismo da Amvali em fomentar o segmento dentro de suas competências; confirma o imprescindível amparo estratégico do SEBRAE e de seus consultores; demonstra a parceria de sucesso da Amvali e Cigamvali. E é com espírito de inovação, coletividade e gratidão que o Cigamvali está pronto para colaborar na materialização das ações propostas neste Plano”. Fabiano Spezia, Diretor Executivo do Cigamvali.
Na sexta (28) e no sábado (29), os artistas da nossa região estiveram se apresentando, trazendo muita música e dança no 2º FESTIVAL CULTURAL DO VALE – Festival de Música e Dança do Vale do Itapocu. O evento foi realizado pelo Colegiado de Cultura da Amvali e Consórcio Intermunicipal de Gestão Pública do Vale do Itapocu – Cigamvali, e os municípios participantes foram Barra Velha, Corupá, Guaramirim, Massaranduba, São João do Itaperiú e Schroeder.
Nesta segunda edição o Festival foi realizado presencialmente, aberto ao público em geral, composto pelas categorias de Canto, Instrumento e Dança, com o intuito da valorização dos artistas locais.
E os vencedores 2º FESTIVAL CULTURAL DO VALE – Festival de Música e Dança do Vale do Itapocu foram:
INFANTOJUVENIL:
Instrumental
1º lugar: Grupo Musicalização e Fanfarra, de Schroeder
2º lugar: Nicoly Andrade, de Barra Velha
Canto
1º lugar: Sahra Stamm, de Barra Velha
2º lugar: Nayama Gomes Ferreira, de Schroeder
3º lugar: João Vitor, de Barra Velha
Dança
1º lugar: Casa da Dança Dani Grossl, de Schroeder
2º lugar: Escola de Dança It’s Corpo e Arte, de Massaranduba
3º lugar: Duo Elite, de Barra Velha
ADULTO:
Instrumental
1º lugar: Eduardo Batista, de Barra Velha
2º lugar: Frank Aurélio Carvalho Rodrigues, de Massaranduba
3º lugar: Ruben Cesar Cruz, de Massaranduba
Canto
1º lugar: Joabe Gomes Ferreira, de Schroeder
2º lugar: Guilherme Douglas Avance, de Schroeder
3º lugar: Fabricio Cirilo Dalprá, de Guaramirim
Dança
1º lugar: Grupo Elite, de Barra Velha
2º lugar: Grupo Folclórico Gustav Bach, de Massaranduba
3º lugar: Gresielle Monyque Stúdio de Dança, de Massaranduba
E o Troféu de Campeão Geral do 2º Festival foi para Eduardo Batista do município de Barra Velha.
O Colegiado de Cultura da AMVALI e o CIGAMVALI agradecem a todos pela participação neste lindo festival!