Na noite desta terça-feira 22 de novembro vários representantes do poder público e privado dos sete municípios da região do Vale do Itapocu estiveram reunidos na Novale Hub em Jaraguá do Sul para a primeira assembleia de criação do Conselho de Turismo da Região Vale dos Encantos – CONVALE.
A região, que desde o ano de 2009 até este ano fazia parte da Região Turística Caminho dos Príncipes, através do Colegiado de Turismo da Amvali, Cigamvali, Vale dos Encantos Convention e Visitors Bureau, com o apoio dos estabelecimentos privados, decidiu criar sua própria região turística para fomentar e desenvolver ainda mais o turismo nos sete municípios que a compõe: Barra Velha, Corupá, Guaramirim, Jaraguá do Sul, Massaranduba, São João do Itaperiú e Schroeder.
A atividade turística é uma das mais importantes no setor econômico e da geração de emprego e renda, assim como a criação de novos negócios e aumento da produção de bens e serviços, uma vez que traz com ela, desenvolvimento às localidades, e possíveis melhorias na infraestrutura, trazendo benefícios aos turistas e à comunidade local.
Adilson Pommerening, Diretor de Turismo de Schroeder e Coordenador do Colegiado de Turismo da Amvali, juntamente com a Diretora de Turismo de Jaraguá do Sul, Leila Modro, apresentaram informações do que é uma Instância de Governança Regional (Região Turística), qual a finalidade, quais os benefícios para os participantes, além das ações já realizadas pelo Colegiado de Turismo da Amvali, desde a sua formação, que vem de encontro com as ações que serão planejadas pela Vale dos Encantos.
Foi apresentado o vídeo da região, criado pelo Consórcio Cigamvali, juntamente com os Gestores Municipais de Turismo, um vídeo de imersão para assistir principalmente com óculos de realidade virtual 3D.
Foi apresentada a marca da Região Turística VALE DOS ENCANTOS, e também os principais dados do estatuto do Conselho para conhecimento e aprovação de todos os presentes.
A próxima assembleia está prevista para acontecer no mês de fevereiro no município de Barra Velha.
LEMBRANDO…
O que é instância de governança?
A Instância de Governança Regional é uma organização com participação do poder público e dos atores privados dos municípios componentes das regiões turísticas, com o papel de coordenar o programa em âmbito regional.
O que é governança no turismo?
A governança do turismo constitui-se em espaços de articulação dos atores sociais e de proposição, análise e monitoramento de políticas, planos e projetos para o desenvolvimento sustentável da atividade turística.
Quem pode participar?
Associações turísticas, entidades com finalidade turística (hotéis, agências de viagens, operadoras turísticas, guias de turismo, bares e restaurantes, empresas de transporte e eventos), instituições de ensino técnico e superior, associações empresariais, câmaras de dirigentes lojistas, órgãos municipais de turismo, conselhos municipais de turismo, convention & visitors bureaux.