You are currently viewing Colegiado de Esporte realizou palestra em Guaramirim

Colegiado de Esporte realizou palestra em Guaramirim

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

A AMVALI através do Colegiado de Esporte realizou a palestra "Pedagogia no Esporte" na tarde de ontem (25), na Câmara de Vereadores de Guaramirim. A abertura do evento contou com a presença do Presidente da AMVALI – prefeito Lauro Fröhlich, do coordenador do Colegiado de Esporte – Anderson Catafesta, da secretária executiva da AMVALI – Juliana Demarchi, do vereador Evaldo João Junckes, das professoras Atagy Feijó e Denize Leite – Mestres em Ciência do Movimento Humano pela UDESC e dos demais secretários e diretores de esporte dos municípios da AMVALI.

O evento foi alusivo ao Dia do Profissional de Educação Física, que foi comemorado no dia 1º de setembro. A palestra foi ministrada pelas professoras Atagy Feijó e Denize Leite, que também são autoras de um capítulo de um livro sobre Oficinas do Jogo. Esta é a primeira palestra promovida pelo Colegiado de Esporte da AMVALI e foi uma solicitação dos integrantes. Participaram mais de 85 professores que atuam nas escolas municipais dos municípios da AMVALI e nas escolinhas. O evento foi gratuito.

Durante a palestra, as professoras destacaram que no Brasil, todos aceitamos como legítimo o preceito constitucional de que a educação, o esporte, o lazer e a cultura são direito de toda a criança e de todo  jovem, e não privilégios daqueles que se destacam por alguma habilidade especial (Constituição, 1988, ECA, Doc. Internacionais). Todos devem ter garantia de acesso a oportunidades de praticar esportes sem discriminação de qualquer tipo.

Faz-se necessário compreender que a Pedagogia do Esporte está presente na iniciação e também no treinamento esportivo. Portanto, seu principal objetivo é a aprendizagem social. Assim encontramos o esporte: ora como tema de estudo; ou como profissão; negócio e entretenimento; e como instrumento de saúde ou simplesmente paixão.

Segundo Atagy "o esporte privilegia o acesso à educação e ao desenvolvimento das potencialidades humanas. Indo além da visão simplista e reduzida do esporte como sinônimo de aprender a jogar, passando a considerá-lo em toda a sua força e valor educativo. Utilizar o esporte como método pedagógico é ensinar mais que esportes é ensinar o autoconhecimento, ponto de partida para conhecer os outros e o mundo. Esporte como fenômeno sociocultural, pode e deve ser investigado criticado e reinventado".

O esporte mostrar-se-á educativo quando estiver promovendo o desenvolvimento esportivo, que contemple a generosidade, o respeito às regras e adversários, além da tomada de consciência sobre a prática do esporte e sua ideologia, a autoestima e a autoconfiança. As práticas esportivas exigem uma ação integrada entre: corpo/mente e emoção. O esporte oportuniza momentos educativos que nos coloca em contato com a nossa identidade, em relação com o outro e com o mundo.

O jogo oferece a oportunidade de trabalharmos o erro, a derrota e a vitória, a  alegria e a tristeza. O valor básico do jogo está na sua capacidade de propiciar o desenvolvimento de potenciais por meio do lúdico, do prazer e da alegria, em um clima que privilegia o companheirismo e a cooperação e em que a obtenção de resultados é um de seus componentes e não sua única motivação.

De acordo com Denize o professor deve trabalhar de modo a oferecer os desafios necessários que venham a promover a aprendizagem, porém dentro do nível de desenvolvimento do aluno.  Durante a palestra também foram apresentados dois vídeos e explanado sobre Oficinas do Jogo, metodologia utilizada pelas palestrantes.

Maiores Informações: Anderson Catafesta – Coordenador do Colegiado de Esporte da AMVALI (47) 3458-0010.

Adriane Schimainski dos Santos

Assessora de Comunicação (SC01971JP)

Twitter: @amvali_sc | http://www.facebook.com/amvalisc

Tel.: (47) 3370-7933 ramal 211 ou (47) 8806-7536.

Atuando decisivamente para o desenvolvimento do Vale do Itapocu.