A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo da Prefeitura de Jaraguá do Sul já iniciou a fase de treinamento de servidores públicos que irão atuar junto ao Programa de Gestão do Cadastro Integrado Municipal (G-CIM) que irá substituir, a médio prazo o Sistema de Registro Integrado (Regin), atualmente em uso pela administração jaraguaense. “O novo sistema irá agilizar muito o processo de pedido de viabilidade para o cidadão que deseje abrir, fechar, alterar sua empresa em nosso município”, destacou o agente de Desenvolvimento Local da Prefeitura, Ricardo Amadio,
Segundo ele, a primeira capacitação, ocorrida recentemente no auditório da Associação dos Municípios do Vale do Itapocu (Amvali) contou com a participação de 40 servidores públicos dos mais diversos setores e Bombeiros Voluntários que hoje trabalham com o Regin. O treinamento foi conduzido por dois técnicos do Consórcio de Informática na Gestão Pública Municipal (Ciga) de Florianópolis.
O G-CIM, é um sistema desenvolvido pela própria Ciga para fazer a integração das informações relacionadas ao processo de abertura e alteração de empresas entre o município, a Junta Comercial, a Secretaria de Estado da Fazenda e a Receita Federal do Brasil, cumprindo as regras da Rede Nacional para Simplificação de Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (REDESIM). Este sistema integrado permite a abertura, fechamento, alteração e legalização de empresas em todas as juntas comerciais do Brasil, simplificando procedimentos e reduzindo a burocracia ao mínimo necessário.
“A adoção do novo sistema (G-CIM) irá facilitar os processos e permitir a integração de dados entre Prefeitura de Jaraguá do Sul e a Junta Comercial do Estado de Santa Catarina”, destaca Neivor Bussolaro, Diretor de Desenvolvimento Econômico. “Acredito que o usuário não perceberá grandes mudanças no sistema, já que o foco desta atualização é facilitar e agilizar a análise dos processos, tanto pelos profissionais da prefeitura quanto pelos bombeiros voluntários”, destacou Ricardo Amadio. Ainda não existe um prazo para ser concluída a transição de Regin para o G-CIM.
Fonte: Emerson Gonçalves de Almeida – Diretoria de Comunicação PMJS