Profissionais ligados à questão do uso e ocupação do solo participam, nos dias 29 e 30 de outubro, do I Seminário de Gestão de Riscos Ambientais. O evento foi realizado no auditório do Centro de Profissionais Liberais (CPL) tendo como principais interessados, além dos profissionais que trabalham com o uso e ocupação do solo, os que lidam com questões de ocupação de áreas de risco.
O objetivo foi colocar em discussão temas como os fenômenos de escorregamento e inundação, sistema de alerta, gerenciamento de desastres naturais. Abordar a importância do mapeamento de áreas de perigo e inundações, perigo e vulnerabilidade. Desenvolver a capacidade de diálogo técnico com os diferentes especialistas que trabalham na área de gestão de riscos e projetos nas Prefeituras e demais órgãos públicos.
O evento foi uma promoção da Associação de Engenheiros e Arquitetos de Jaraguá do Sul (AEAJS) em parceria com a Associação dos Municípios do Vale do Itapocu (Amvali), Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica de Jaraguá do Sul, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea) e Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU).
Durante o evento a Câmara Técnica de Prevenção de Cheias entregou aos prefeitos uma Moção com ações de resposta e prevenção de cheias. De acordo com a analista ambiental Karine Holler esse documento foi elaborado a partir de uma mesa redonda, no dia 1º de julho, na Amvali, para tratar do alagamento ocorrido nos dias 5 e 6 de junho nos municípios da região.
Os palestrantes foram, Alexandre Schmitt dos Santos, da Promotoria de Justiça de Jaraguá do Sul; Normando Zitta, geólogo e consultor da Fujama; Massato Kobiyama, geólogo; e Antônio Edival Pereira, coordenador regional da Defesa Civil do Estado. Mauricio da prefeitura de Blumenau. Finalizando o evento, Karine R. Holler (Engenheira Florestal AMVALI); Anja M. Steinbach (Bióloga – Consultora SDS/Comitê Itapocu) e Cássio R. Eskelsen (Analista de Sistemas 3Geo/AMVALI), apresentaram a palestra “Gestão de Recursos Hídricos na Bacia do Rio Itapocu e o Sistema de Monitoramento e Alerta”.
(Com Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Jaraguá do Sul/Ricardo Portelinha)
Arquivos